terça-feira, 31 de maio de 2011

Somando forças e participando – Rio + 20


A China se transforma no maior emissor de dióxido de carbono do planeta como previsto. E isso não é tudo, até 2030, as emissões da China podem crescer numa velocidade quase duas vezes mais rápida que a de todos os países em desenvolvimento juntos, grande parte disso graças à matriz energética chinesa, considerada suja, já que é baseado na queima de carvão, levantamento feito pela Agência Internacional de Energia.
O aquecimento global é controlável e o seu combate não tem um custo proibitivo nem causa recessão econômica. Esta é a mensagem principal de um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas apresentado em Bagcoc, Tailândia, à alguns anos atrás. O relatório apresenta um pacote de sugestões para combater o aquecimento global. O diretor do programa de Mudanças Climáticas do Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Grã-Bretanha, Saleem Huq, disse à época: - Podemos reduzir as concentrações de gases, com certeza, mas há dois aspectos que precisam ser alcançados: o tecnológico e o POLÍTICO (Vontade Política). Este último é o mais DIFÍCIL.
O tal relatório destacou que as pessoas precisarão pensar em responsabilidades individuais, com mudanças de hábitos, mas cabendo aos governos tornar essas ações possíveis. Não podemos pedir às pessoas que andem de ônibus, por exemplo, se o transporte coletivo não é bom. É o que venho dizendo, temos todos que fazer a nossa parte e uma mudança de cultura, como esta, de preservação ambiental, leva tempo, e é isso que não temos, então vamos nos dedicar ao máximo fazendo nossa parte e cobrando de nossos governantes que parece continuam de braços cruzados, vejam o retrocesso em relação ao Código Ambiental totalmente desfigurado pela Câmara dos Deputados.
UM ABSURDO TOTAL - Está surgindo um novo tipo de turismo, onde o lema é: visite algumas partes do mundo antes que elas desapareçam por completo. Empresas americanas e inglesas anunciaram excursões para a Ilha do Aquecimento, na Groenlândia e também cruzeiros em navios quebra-gelos para o oceano Ártico ameaçado de perder sua cobertura de gelo já no verão de 2020.
O inacreditável é que se muitas pessoas visitarem esses lugares ameaçados pelas mudanças climáticas, queimando combustíveis fósseis a cada viagem, além de degradarem o ambiente visitado ainda vão garantir o surgimento de muitos outros, mais um desserviço do capitalismo brutal praticado pelo REGIME BUSH / OBAMA. Eu confesso a vocês meus amigos que fico completamente abismado com a EXPLORAÇÃO COMERCIAL deste desastre mundial que se apresenta a vista de todos.
Bem, nem tudo está perdido desta forma peço a todos e todas que reflitam e venham somar forças aderindo e participando desde já do Comitê Organizador do Médio Paraíba para a Conferência Rio+20, que agregará diferentes redes e organizações não - governamentais e movimentos sociais brasileiros de diferentes áreas de atuação, incluindo ambientalistas, trabalhadores rurais e urbanos, mulheres, juventude, movimentos populares, empreendedores da economia solidária, entre outros, chama as organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares de todo a Região do Médio Paraíba para participar do evento para organização da Sociedade Civil, visando sua participação ativa para a “Cúpula dos Povos para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, por ocasião da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – UNCSD 2012, também denominada pela ONU como Rio+20”.

Eduardo Wernech
Presidente da OSCIP
Associação Ecológica Piratingaúna

Nenhum comentário:

Postar um comentário