terça-feira, 10 de maio de 2011

Banimento total do ENDOSULFAN está marcado para 2013.


Resultado da irresponsabilidade
Publicado hoje 10 de maio de 2011, no site do Ministério do Meio Ambiente (http://www.mma.gov.br) a notícia dizendo que o Ministério vai coordenar a estratégia de substituição do uso do endosulfan. Fala ainda que "O Brasil já tem uma série de produtos que servem como substitutos para o endosulfan. E temos a parceria do Ministério da Agricultura para promover essa mudança", afirma Sérgia Oliveira, diretora do Departamento de Qualidade Ambiental, do MMA. Ela explica que o banimento total está marcado para 2013 e que até o final deste deste semestre, deverão ser identificados os produtos que podem substituir o endosulfan. A tarefa está a cargo do Ministério da Agricultura. "Essa é uma decisão de Governo, e o levantamento será feito para evitar impacto entre os agricultores", explica Luís Eduardo Rangel, coordenador-geral de Agrotóxicos no Mapa. 
 
O endosulfan faz parte dos Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), de que trata a Convenção de Estocolmo. E o Brasil é o seu terceiro maior consumidor em todo o mundo. O uso do agrotóxico foi proibido pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, em agosto do ano passado, depois de dois anos de análises. Outras 92 nações, que são signatárias do tratado, também vão banir o produto. 
 
Vale lembrar o caso SERVATIS, o acidente gravíssimo provocado e na oportunidade houve grande mortandade de peixes e animais, além de problemas no abastecimento em várias cidades, desta forma, várias matrizes de diversas espécies de peixes obrigatoriamente terão que ser re-introduzidas, pois houve uma ruptura enorme na ictiofauna. Como a empresa não avisou imediatamente do acidente, alguns municípios à época chegaram a fazer captação de água contaminada para abastecimento, mas em valores abaixo do limite tolerado. 

E fica a pergunta que não quer calar. Quais as medidas compensatórias exigidas e propagadas na mídia realmente se efetivaram???. E para onde foi o dinheiro da multa???.

Nenhum comentário:

Postar um comentário