terça-feira, 10 de maio de 2011

Lixo Hospitalar um problema de Saúde Pública


A disposição, coleta e tratamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) – o chamado lixo hospitalar – têm sido alvo de grande preocupação da sociedade. Em Barra Mansa, a Casa de Saúde Santa Maria, localizada no Ano Bom, começou, no início do mês de abril de 2011, em iniciativa pioneira na região, a dar destinação correta ao lixo contaminante produzido pelo hospital. O serviço é desenvolvido por meio de parceria com a Itaclean Limpeza Urbana, empresa com 12 anos de experiência nos serviços de coleta de resíduos e o material é auto-clavado pela Aborgama do Brasil.

Quatro containers de lixo hospitalar, com cerca de 240 litros cada, são descartados pelo hospital diariamente. “São 70 quilos de lixo contaminante por dia, entre agulhas, frascos de vidro, gases, bisturis, e outros objetos. Nossa iniciativa, pioneira na cidade, busca cumprir a Lei Federal que obriga o hospital a tratar o lixo. Não é permitido que o Poder Público faça o recolhimento do resíduo, o gerador é que deve dar destinação final ao lixo”, ressaltamos que a disposição dos resíduos obedece a Resolução n° 5/93, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), em consonância com a NBR 7500 E NBR 12810

Para o presidente da OSCIP (Associação Ecológica Piratininga), Eduardo Wernech, o exemplo de compromisso da Casa de Saúde Santa Maria com o Meio Ambiente deveria ser seguido pelos hospitais e consultórios da região. “Se não receberem manejo adequado, os dejetos gerados por unidades de saúde, consultórios e até clínicas veterinárias, representam um grande perigo, tanto para a saúde das pessoas quanto para o meio ambiente. Quando o lixo é tratado e destinado de acordo com as normas corretas, não há riscos de contaminação do solo ou de doenças em decorrência da ingestão de alimentos ou água contaminada”, chega de lixo hospitalar levados para lixões.

A Aborgama do Brasil é uma empresa licenciada para a destinação de resíduos infectantes. Já a Itaclean Limpeza Urbana, realiza os serviços de posse da L.O IN002925, do INEA. O contato com a Oscip Piratingaúna para informações é 24-8814-3066.
Fonte: Jornal Folha do Interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário