sexta-feira, 29 de abril de 2011

Protejam as nossa bacias hidrográficas


A água é bem finito por isso devemos cuidar de nossas bacias hidrográficas. Diga não à poluição e por falar nisso a quantas andam as famosas estações de tratamentos de esgoto das cidades do Sul Fluminense?
Você Sabia que: O município de Barra Mansa é composto por 35 bacias hidrográficas, sendo 21 contidas inteiramente na área municipal e 14 extrapolam o limite municipal. A rede de drenagem apresenta um total de segmentos de canais 3.273,94 Km.
Você Sabia que: A área drenada é de 1.354,25 Km2 , sendo que 523,77 Km2 corresponde a bacias que não estão inteiramente contidas no município e que alguns são balizadores na formação do limite municipal (Rio Turvo, Rib. Bom Sucesso e Rio Bocaina) e outras apresentam-se cortadas pelas linhas secas do limite municipal (Rio Barra Mansa, Rio Bananal e as de nº 31, 34 e 125).
Você Sabia que: A maior parte das bacias de drenagem contidas inteiramente no município (21 bacias afluentes diretos do Paraíba do Sul) representam bacias de Terceira ordem (47,6%) com pequenas áreas (< 3 Km2) correspondente a 62% e ocorrendo principalmente na margem direita do rio Paraíba do Sul. Essas bacias apesar de pequenas apresentam alta densidade de drenagem com uma média em torno de Dd 2,5 à Dd 3,0.
Você Sabia que: A maior bacia hidrográfica (quarta ordem) contida inteiramente dentro do município é a do Rio do Salto com uma área de 21,06 Km2 , um total de 95 segmentos de canais, comprimento total de 51,32 Km e Dd (densidade de drenagem) 2,44.
Você Sabia que: A bacia hidrográfica do rio Bananal com uma área total de 523,91 Km2 tem cerca de 118,55 Km2 contida no município o que corresponde a 22,6% da área total da bacia hidrográfica. Embora não estando inteiramente contida no município esta bacia hidrográfica é responsável pelas principais cheias na área urbana, uma vez que os principais tributários (rios formadores do canal principal) encontram-se em regiões onde a ocupação e atividades humanas predominam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário