Prefeitura realiza plantio de mudas em Santa Rita de Cássia
Ação faz parte do projeto Produção de Águas, da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
A prefeitura de Barra Mansa, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou na manhã desta quinta-feira, dia 14, a quinta edição do projeto Produção de Águas. A iniciativa é uma parceria entre a secretaria e a Oscip Piratingaúna, que visa a recomposição de margens de rios e a recuperação de nascentes do município. Desta vez, o projeto aconteceu no distrito de Santa Rita de Cássia, onde foram plantadas 500 mudas de espécies da mata atlântica no entorno de três nascentes. Entre as espécies estão: pau brasil, amora, pitanga, goiaba, angico vermelho, ingá e paineira rosa.
“Esse é um projeto muito importante, ainda mais considerando que nesta área não tem nenhuma árvore nativa. Essa é uma ação pensando no futuro, para que não falte água”, destacou o prefeito Jonas Marins, que participou do plantio. Jonas lembrou que este projeto levou a prefeitura a participar do XIII Encontro Verde das Américas. Também conhecido como ‘Greenmeeting’, o encontro é um importante fórum que reuniu lideranças nacionais e internacionais para debater sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marinho Branco, esta é a segunda vez que o projeto acontece em Santa Rita de Cássia. “Ao todo foram plantadas 1.000 mudas no entorno de 15 nascentes do distrito. Essas mudas permitem o acúmulo de água nessas áreas evitando que as nascentes sequem”, informou, acrescentando que a localidade conta com 102 nascentes, que foram identificadas pela Associação de Produtores Rurais de Santa Rita de Cássia, que está apoiando o projeto.
O vereador Carlos Roberto Beleza, que faz parte da Associação de Produtores Rurais de Santa Rita de Cássia e acompanhou o plantio, fez questão de destacar a importância desse projeto para os agricultores do distrito. “Através desse plantio, aumentaremos a carga d’água que irriga as lavouras e, consequentemente, a produção de hortaliças”, disse. Segundo ele, Santa Rita de Cássia conta com 120 pequenas propriedades e uma média de 250 produtores que, no período de safra, produzem 30 toneladas de hortaliças por dia.
O grupo de intercambistas franceses, que está em Barra Mansa, também participou do plantio, acompanhados do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Leandro Machado. “Este é um projeto muito lindo e importante para o meio ambiente. Na França ouvimos falar que no Brasil tem muito desmatamento e ver a prefeitura se preocupando em plantar árvores, ao invés de só cortar, foi uma atitude que me surpreendeu e que deve ser seguida por outros municípios”, frisou a intercambista Imene Djaroud, que é engenheira ambiental e aproveitou para plantar várias mudas no distrito.
Fotos: Cris Oliveira
FONTE: (Coordenadoria de Comunicação Social)