sábado, 22 de agosto de 2015

Mais uma nascente protegida - Produção de Águas


A prefeitura de Barra Mansa em parceria com a Oscip Associação Ecológica Piratingaúna por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou nesta quinta-feira, dia 20 de agosto de 2015, mais uma edição do projeto ”Produção de Águas”.
A iniciativa da parceria visa a recomposição de margens de rios e a recuperação de nascentes do município. Nesta edição serão plantadas 500 mudas de espécies de Mata Atlântica. O plantio foi realizado no distrito de Santa Rita de Cássia.
Vale ressaltar que estiveram presentes os membros da comunidade produtora do distrito que participaram ativamento do processo de plantio e se comprometeram a cuidar das mudas plantadas tivemos presença de representantes do CONDEMA, da Coordenadora de Meio Ambiente, Izabella Resende S.F.F. Vilela, a Gerente de Horto e Reflorestamento, bióloga Valéria de Almeida, Alunos e professores da Rede Municipal de Educação, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Beleza, bem como a representação de diversas outras secretarias. Recuperar nascentes é o nosso foco, não existe plano “B”, a floresta tem que voltar ou a água vai acabar.


domingo, 9 de agosto de 2015

Produção de Águas – protegendo nascentes.



A riqueza de uma área produtiva de folhosas como o Distrito de Santa Rita de Cássia em Barra mansa não está apenas no que se planta, no que se colhe ou se produz, está também no que existe, naturalmente nas suas nascentes.
E uma das coisas mais valiosas que uma área pode ter é uma nascente d’água, com águas límpidas e constantes. Mas ter esta vantagem exige cuidados, já que o recurso está cada vez mais escasso mesmo as nascentes sendo protegidas por lei. Quando buscamos a parceria com a Prefeitura Municipal de Barra Mansa e a ideia foi comprada imediatamente pelo prefeito Jonas Marins, idealizamos o projeto “Produção de Águas”, tivemos o cuidado de mapear e geo - referenciar toda a área onde encontramos 102 nascentes, E agora, o que fazer? pois que precisávamos de proteger a nascente sem afetar a área produtiva, já que é dali que os produtores rurais tiram o sustento da família.
Como é área produtiva de folhosas não necessita de cercamentos, já que não há intervenção de animais no local, dessa forma o próprio plantio é a proteção da nascente, fizemos de forma que o produtor rural assumisse os cuidados de manutenção do local plantado, assim o comprometimento para o sucesso da empreitada ficou garantido. Preservamos já 36 nascentes na primeira fase e agora na segunda fase jé foram escolhidas mais 29 nascentes em mais doze propriedades. 

 
É preciso lembrar que produzimos água em afluentes na bacia do Rio Paraíba do Sul, desta forma buscamos aumentar o volume deste importante Rio que vem garantir o abastecimento na Região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, pois, que a água é captada na barragem de Santa Cecília em Barra do Piraí, onde alimenta o Rio Guandu e a maior estação de tratamento de águas do mundo, fica claro que se o Rio Paraíba do Sul morrer o povo do estado do Rio de janeiro também morrerá de sede, não tem plano “B”, temos que reflorestar a montante deste Rio com muita urgência

 Eduardo Wernech
Presidente da OSCIP Piratingauna
Jornalista – Mtb/srte/RJ-749633